.: FICHA TÉCNICA

Nome: Alexandre Amiel Cunha
Residência: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Data de Nascimento: 23 de agosto de 1974
Naturalidade: Belo Horizonte / Minas Gerais
Nacionalidade: Brasileiro
Escolaridade: 3º Grau Completo (Formado em Informática)

Site:
www.alexandrecunha.com.br

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.: PING-PONG   .: CURRÍCULO
     
Categoria Atual: Stock Car "Copa Vicar" 
ídolo: Ayrton Senna
Hobbies: Kitesurf, Wakeboard, Kart, Tênis, Caça submarina e tudo que envolva adrenalina.
O que faria se não fosse piloto: Seria piloto
Melhor livro : Ayrton Senna, Saudade - O que faltava saber
Tipo de música: Todas. House, Eletrônica, Hip-hop, dance, pop, Rock...
Programa de TV: Corridas
Cidade preferida : Rio de Janeiro
Jogos de Computador: GP4
Carro do momento: BMW M5
O que mais gosta no Rio de Janeiro: Autódromo Internacional Nelson Piquet
Sonho no Automobilismo: Viver do esporte
Melhor piloto da F1: Felipe Massa
 
2008   Stock Car (Copa Vicar) - Temporada pela equipe Tekprom.
2007   Stock Car Light - Melhor estreante do ano.
4o colocado entre 45 concorrentes.
2005   9a. etapa do Campeonato Carioca de Turismo - Pole Position. 1 Corrida / 1 Vitória.
2002   Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 - Uma etapa (SP) - Terminou em 4o Lugar, com problemas no carro.
2001   Pausa na carreira por falta de patrocínio
2000   Fórmula 2000 Chevrolet - Campeão com 5 vitórias e 9 pole-positions.
1999   Campeonato Carioca de Turismo A - Vice-campeão
1998   Campeonato Carioca de Turismo A - 4 vitórias em 4 corridas completadas.
1994   Pausa na carreira por falta de patrocínio
1993   Fórmula 3 - Teste pela equipe italiana Forti-Corse.
Fórmula 1600 - Campeão Carioca.
1992   Campeonato Rio-Minas de Turismo - Vice-Campeão e Piloto Revelação.
Fórmula 1600, 1 prova - Pole-position, Vitória e Melhor volta.
1991   Campeonato Carioca de Kart 125cc - Campeão
Taça Cidade do Rio de Janeiro - Campeão
I e II Copa Lubrax DT - Campeão
Super Copa Petrobrás de Kart 125cc - Campeão
1990   Campeonato Carioca de Kart 125cc - 3° colocado
1989   Início no Kart

.: A CARREIRA
 
  O piloto Alexandre Cunha (27) corre atualmente na Stock Car “COPA VICAR” 2008, pela equipe Tekprom, comandada pelo ex-piloto Murilo Pilloto. Acompanhe mais sobre esta temporada no site.
 
 

“ESTREANTE DO ANO” - Ficou em 4º. Lugar entre 45 concorrentes mesmo com uma etapa a menos que seus concorrentes. O piloto Alexandre Cunha (27) iniciou na Stock Car Light pela equipe M4T Motorsport, ficou sem participar de uma etapa e retornou pela equipe TEKPROM.

 Em 1993, foi criada a Stock Car Light com o objetivo de facilitar o acesso aos estreantes na Stock Car. Em 2003 aconteceu a troca do modelo Ômega pelo mais moderno Astra. Na temporada de 2004 os Stock Light ganharam os motores V8 da mais tradicional categoria do automobilismo da América Latina.

 
  (2005) O piloto Alexandre Cunha após 5 anos sem participar de uma corrida em carros de turismo, foi chamado por seu amigo Renê Junqueira, Campeão Carioca de Turismo em 2004, para participar da 9a. etapa do Campeonato Carioca de Turismo. Alexandre mostrou que continua "com a mão" dos carros de turismo ao vencer de ponta a ponta a corrida.

" Estou muito feliz pois o resultado expressa muito mais do que uma vitória na pista. Passei por uma séria cirurgia na coluna tendo que colocar 8 parafusos para substituir os discos da lombar por causa de um desgaste prematuro dos discos devido ao automobilismo. E com apenas 3 meses de operado retornei as pistas com uma vitória. Isso mostra, graças à Deus, que tudo está perfeito." disse Alexandre Cunha.

 
  O Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 é derivado dos carros da categoria Fórmula 2000 Chevrolet.

O piloto Alexandre Cunha retornou as pistas para disputar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 de 2002 na primeira etapa realizada em São Paulo. 

Em uma corrida debaixo de chuva ele teve problemas na classificação e fez o quarto melhor tempo.  

Fez uma largada brilhante assumindo a liderança da corrida ainda na primeiro curva. Infelizmente problemas o fizeram terminar a corrida em quarto lugar. 

" Não esperava ser competitivo na primeira etapa, mas estive entre os mais rápidos em todos os treinos e cheguei a liderar a corrida. Fiquei satisfeito. " disse Alexandre Cunha.

 
  O Campeonato Brasileiro de Fórmula 2000 Chevrolet é um excelente campeonato e conta com os melhores pilotos. O grid é cheio, as corridas são muito disputadas e repletas de emoção para o público. As corridas são realizadas nos melhores autódromos do país e tem transmissão ao vivo através da SporTV e a Rede Globo transmite sempre na semana seguinte o que aconteceu de melhor no Esporte Espetacular.

O piloto Alexandre Cunha conquistou o Campeonato Brasileiro de Fórmula 2000 Chevrolet com 5 vitórias, 3 segundos lugares, 4 quebras (motor e câmbio), 9 poles positions e 9 voltas mais rápidas.

Alexandre Cunha foi durante todo campeonato o piloto mais rápido de sua categoria. Isso tudo comprovado com a quantidade de poles e voltas mais rápidas que conseguiu.

" Estou muito contente com esse Campeonato. Realmente acho que mereci, pois lutei demais para conquistá-lo. Agradeço a minha equipe que fez um excelente trabalho. " disse Alexandre Cunha.

 
 

TURISMO A (1999) - Com o excelente desempenho da temporada anterior, Alexandre Cunha recebeu o apoio da Filiperson para correr na equipe Motorfast Racing. Por causa de uma desclassificação e de problemas nas últimas etapas, infelizmente não foi possível conquistar o título da categoria.

Mas o ano foi muito positivo para Alexandre, que foi um dos indicados para faturar o Capacete de Ouro, concurso promovido pela Revista Racing. E a parceria com a Filiperson garantiu ao piloto uma temporada na F-Chevrolet, podendo assim, retomar a sua carreira no automobilismo.

     
  TURISMO A (1998) - Depois de quatro temporadas sem correr, segui o conselho de amigos e retornei as pistas em 1998. "O tempo que fiquei parado foi péssimo," disse Alexandre Cunha. "O automobilismo está no sangue e por isso decidi voltar".

A volta do piloto à pista aconteceu no Campeonato Carioca de Turismo - Grupo A, onde participou com um VW Gol na equipe Ássimos Racing.

Alexandre correu com seus próprios recursos, apesar de ter conseguido pequenos apoios. O campeonato foi marcado pelas quebras em seu carro. Em dez provas, venceu quatro corridas e não completou as outras seis, onde sempre estava entre os líderes. "Foi um campeonato difícil com poucos recursos para manter a revisão do carro," comenta.

 
 

No final de 1993, Alexandre Cunha foi convidado a fazer um teste pela equipe italiana Forti-Corse visando disputar o Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula-3, o campeonato mais importante do continente.

Usando um conjunto Dallara/Alfa Romeu, Alexandre andou no Autódromo Internacional Nelson Piquet,
 no Rio de Janeiro, e foi muito elogiado pela equipe graças a seu bom desempenho. "Gostei muito desse teste e saí muito satisfeito," disse animado. "Virei tempos melhores do que os pilotos que já participavam da categoria."

Mas problemas de patrocínio o impediram de fazer a temporada. "Meu patrocinador furou e não pude dar continuidade a este projeto rumo a Fórmula-1 como foi divulgado nos jornais da época," contou o piloto.

 
 

Em 1992, Alexandre Cunha disputou o Campeonato Rio-Minas de Turismo, campeonato este realizado com nove provas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo e que contava com carros do tipo Voyage e Passat. Nas três primeiras corridas da temporada, Alexandre utilizou um velho Passat e chegou a liderar corridas.

Depois, decidiu comprar um Voyage para ser mais competitivo. No final da temporada, onde ficou com o vice-campeonato, Alexandre foi considerado o Piloto Revelação do Campeonato. "Era um campeonato muito competitivo," diz o piloto. "Neste campeonato, participavam pilotos de alto nível como Andreas Mattheis, Jorge de Freitas, Guga Ribas e Silvio Crema."

 
 

Em 1992, Alexandre Cunha decidiu realizar sua primeira participação em uma categoria de fórmula. A escolhida foi a Fórmula 1600, um campeonato organizado pela Alpie e cujo principal atrativo é o baixo custo. Na única prova em que disputou naquela ano, seu desempenho foi espetacular.

A corrida foi realizada sob forte chuva e Alexandre fez barba, cabelo e bigode: pole-position, volta mais rápida e vitória. No ano seguinte, participou de algumas corridas que representaram um campeonato carioca realizado no autódromo paulista e foi o campeão. "Esse foi um campeonato muito importante que me deu uma boa bagagem," contou o piloto.

 
  Alexandre Cunha começou no kart em 1989 disputando o Campeonato Carioca de 125 cc. Já na estréia, seu desempenho foi muito bom e travou duelos com Bruno Junqueira. Ele era o vice-líder do campeonato, quando um acidente com Popó Bueno (Filho do Galvão Bueno) o deixou fora das pistas até o fim do ano.

No ano seguinte, continuou no kart carioca e terminou o campeonato na terceira colocação. Em 1991, teve seu melhor ano na categoria conquistando todos os campeonatos que disputou: Campeão Carioca de Kart 125 cc, Campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro, Campeão da 1ª e 2ª Copa Lubrax DT e Campeão da Super Copa Petrobrás de Kart 125 cc.

 
 
 

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Confira aqui a câmera ao vivo diretamente dos boxes da equipe TekProm, nos dias de treinos e corridas do Piloto Alexandre Cunha (27)

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