Campeão da categoria
Light dará o direito de sua equipe garantir duas vagas na Copa
Nextel de 2008.
A Stock Car Light, que
antes servia como suporte e escola para revelação de pilotos rumo a
Stock Car V8, deverá ter em 2007 seu principal ano, agora com mais
um fator de grande importância para a modalidade. Devido ao grande
processo de valorização da rebatizada Copa Nextel Stock Car, que em
2008 limitará seu grid para apenas 34 carros inscritos, foi definido
também que o campeão da Light garantirá duas destas vagas para sua
equipe na categoria principal. O resultado para o certame de acesso
não poderia ser melhor: O grid inchou para 35 carros, estas vagas
adquiriram valor de comodites e agora jovens talentos dividem espaço
com experientes pilotos, em busca do tão sonhado título e seus
benefícios.
Alguns destes competidores que estarão neste domingo (22/4) em
Interlagos na disputa da primeira etapa da Stock Car Light 2007, já
tem uma considerável experiência no esporte e foram justamente
subsidiados por suas equipes na missão de conquistar o título e
garantir o par de vagas para a Copa Nextel 2008. Entre os principais
nomes estão o paranaense Diogo Pachenki, que já foi campeão da
própria Stock Light em 2005 e correu na principal no ano passado, o
paulista André Bragantini, que também já esteve na Stock car V8, o
carioca Elias Jr. e o mineiro Cláudio Gontijo, campeões brasileiros
de outras modalidades, além do paulista Rafael Daniel, que venceu
corridas e disputou o título da Light na temporada passada.
Entre os estreantes, aparece o carioca Alexandre Cunha (Inpacom/Sawary/Nicoboco/
RedeTV), que nos testes coletivos do início de semana já apresentou
seu cartão de visitas e suas credenciais, sendo o mais rápido entre
35 carros e colocando a equipe M4T/WAS como uma das postulantes às
duas vagas de 2008. “Mediante o resultado dos testes coletivos,
ficamos mais confiantes e já vejo possibilidade de irmos até melhor
do que o esperado, mas o objetivo é estar entre os cinco primeiros”,
planejou.
Mesmo retornando depois de cinco anos longe das competições,
Alexandre sabe que a competitividade desta categoria exige
regularidade ao longo do ano. “Para não deixar os pilotos mais
experientes abrirem muita vantagem na pontuação, a meta traçada para
a etapa de abertura se mantém a mesma”, comentou o representante da
Inpacom/Sawary/Nicoboco/RedeTV.
Confira algumas
diferenças técnicas entre os carros da Copa Nextel Stock Car e a
Stock Car Light.
|
Copa Nextel
Stock Car |
Stock Car
Light |
Motores |
V8 de 465 hp |
V8 de 350 hp |
Carenagens |
Astra Sedan,
Bora, Lancer, 307 |
Astra Hatch |
Pneus |
Pirelli
nacional |
Pirelli
nacional |
Câmbios |
Saenz,
sequencial com Power Shift e relações intercambiáveis |
Eaton, relação
de engrenagens fixa para todos os circuitos |
Amortecedores |
Livre escolha |
Koni, padrão
para todos |
Molas |
Livre escolha |
5 pares de
molas diferentes |
Velocidade |
245 km/h
(Interlagos) |
235 km/h
(Interlagos) |
Abaixo a
programação do final de semana para a Stock Car Light:
Sexta-feira
(20/04)
08:40 - 09:25, 1º
Treino Livre (1º Grupo)
09:30 - 10:15, 1º
Treino Livre (2º Grupo)
15:15 - 16:00, 2º
Treino Livre (1º Grupo)
16:05 - 16:50, 2º
Treino Livre (2º Grupo)
Sábado (21/04)
08:20 - 09:05, 3º
Treino Livre (1º Grupo)
09:10 - 09:55, 3º
Treino Livre (2º Grupo)
13:10 - 14:10,
Treino Classificatório
Domingo (22/04)
12:55 - Largada da Stock Car Light
MasterMidia Marketing Ltda.
|